O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • André Luís Ruggiero Barroso Faculdade de Jaguariúna - Jaguariúna - SP - Brasil
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista - Rio Claro - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64945

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Esportes. Classificação. Materiais de ensino.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar quais modificações foram realizadas pelos professores de Educação Física em relação ao material didático para o ensino do sistema de classificação do esporte no 8º e 9º anos do ensino fundamental, de acordo com as suas necessidades, e se essas alterações atendem a outro grupo de professores que atuam no mesmo nível de ensino. O método utilizado foi o da pesquisa-ação, elencando-se três categorias: compreensão e avaliação do sistema de classificação do esporte, compreensão e avaliação do material didático, implementação do material didático referente ao sistema de classificação do esporte. Na primeira categoria, identificou-se que os fatores positivos foram superiores às possíveis dificuldades; na segunda, foi verificado que os professores se mostraram a favor da utilização de livros pedagógicos; e, na terceira, a importância dos materiais sempre estarem sujeitos a alterações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1309–1324, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.64945. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais