NO PRINCÍPIO É O LUDENS: INTEGRAÇÃO DO SELF DO BEBÊ ATRAVÉS DO BRINCAR EM CRECHE

Autores

  • Danielle Menezes de Oliveira Gonçalves Prefeitura Municipal de João Pessoa. Membro do laboratório de estudo e pesquisa em corporeidade, cultura e educação - Lepec/UFPB
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64286

Palavras-chave:

Recreação. Lactente. Educação infantil.

Resumo

Objetiva-se analisar o processo de integração do self do bebê em seu brincar. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa, etnográfica, cujos dados foram coletados por observação participante em 72 horas ao longo de dois meses, com 12 lactentes envolvidos em recreação em creche pública. Considerando movimento, comunicação e expressão de intencionalidade, as brincadeiras dos bebês foram examinadas para identificar criatividade em ações fluentes, focalizadas e constantes. Esses sujeitos escolheram objetos inanimados para brincar, do que se inferiu sentirem necessidade de manipulação e posse. As ações dos bebês foram interpretadas, segundo a teoria de Winnicott sobre o desenvolvimento psíquico, como evidência de um estado de quase alheamento, levando a concluir que experimentaram o brincar como atividade que concorreu para integrarem seus selves como unidade, integrando-se também a seu entorno ambiental. Logo, o brincar merece mais compreensão e valorização por profissionais da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Danielle Menezes de Oliveira Gonçalves, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Membro do laboratório de estudo e pesquisa em corporeidade, cultura e educação - Lepec/UFPB

Professora da Faculdade Maurício de Nassau/JP, no curso de graduação em Bacharelado em Educação Física. Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de João Pessoa, lecionando no Ensino Fundamental II. Professora Orientadora do curso de Pedagogia da UFPB Virtual.  Coordenadora do Grupo de Trabalho: O brincar na Infância-LEPEC/GEPEC.  

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Dr. líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade,Cultura e Educação – LEPEC/GEPEC-Cnpq. Professor lotado no Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Professor no Programa de Pós-Graduação
em Educação – Centro de Educação/UFPB e no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB.

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Doutor em Educação pela Université de Paris X - Nanterre. Professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

GONÇALVES, D. M. de O.; GOMES-DA-SILVA, P. N.; ANDRADE, F. C. B. de. NO PRINCÍPIO É O LUDENS: INTEGRAÇÃO DO SELF DO BEBÊ ATRAVÉS DO BRINCAR EM CRECHE. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 617–632, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64286. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64286. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais