A RACIONALIDADE BIOMÉDICA DESPORTIVA E A MATERIALIZAÇÃO DO FAZER CIENTÍFICO NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRGS
Resumo
Este estudo de cunho qualitativo objetivou compreender as condições de possibilidade para a materialização do “fazer científico” na matriz curricular do curso de Educação Física (EF) da EsEFID/UFRGS. A literatura sobre o processo de cientifização da EF, assentado em uma racionalidade biomédica, e os documentos prospectados na própria instituição constituíram, respectivamente, a teoria e a empiria do estudo. Para apreciação dos documentos foi utilizada a análise documental, apoiada nas orientações de André Cellard (2012). A análise do marco documental empírico permitiu visualizar na micropolítica desta instituição específica o movimento macropolítico de cientifização da EF, demarcado pelo declínio de um modelo técnico-esportivo e pela assunção de uma racionalidade biomédica desportiva no perfil formativo da área.
Palavras-chave
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PDF-PORDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.59495
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