A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS DA GRANDE VITÓRIA-ES

Gelsimar José Machado, Ivan Marcelo Gomes, Liana Abrão Romera

Resumo


O artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e analisar a atuação do professor de Educação Física no tratamento de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, especificamente em dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) da região da Grande Vitória/ES. A metodologia empregada foi a observação e a condução de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física e trabalhadores da equipe de saúde. Dentre os resultados, foi possível constatar que há certa semelhança nas atividades desenvolvidas pelos professores em ambos os CAPSad. Apesar de algumas dificuldades, os professores entendem que a lógica nos serviços não deve privilegiar as atividades corporais sob a perspectiva meramente orgânica. Além disso, ressaltam a importância da estreita relação entre professor de Educação Física, usuários e demais membros da equipe multidisciplinar para que o trabalho seja realizado de modo significativo 


Palavras-chave


Docentes. Planos e programas de saúde. Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58883



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment