APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR SEXO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Mauro Louzada de Jesus, Fabiano Pries Devide, Sebastião Votre

Resumo


O objetivo deste ensaio é apresentar e analisar trabalhos contemporâneos que se relacionam com a distribuição dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física e se caracteriza como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Análise do Conteúdo. Foram utilizados dez trabalhos acadêmicos no período de 1990 até 2004. A análise indica que os autores são a favor das turmas mistas, com exceção de um. Defende-se neste estudo a não polarização das turmas, com vistas a um melhor aproveitamento dos potenciais do trabalho com turmas mistas e separadas por sexo.


Palavras-chave


Educação física. Ensino. Identidade de gênero. Literatura de revisão.

Texto completo:

PDF português PDF inglês


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.5754



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment