ANÁLISE DO DISCURSO DE GÊNERO NAS MATRIZES CURRICULARES SOBRE AS CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E DO DESPORTO

Pedrona Serra Payeras, María Teresa Vizcarra Morales, Beatriz Garay Ibáñez de Elejalde, Maria Prat Grau, Susanna Soler Prat

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a introdução da perspectiva de gênero no currículo universitário e, mais especificamente, no grau de Ciências da Atividade Física e do Desporto. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo e discurso de 763 guias de ensino de 16 universidades espanholas. Os resultados mostram como a construção do conhecimento, e as várias maneiras de transmissão traz implicações diferentes para o grau de transformação das relações de gênero. As contribuições deste estudo podem ser úteis para a concepção de propostas educativas que visam incluir a perspectiva de gênero e promover a transformação social do ensino universitário.

 


Palavras-chave


Sexismo. Currículo. Educação superior. Mudança Social.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56959



 

 


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