EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA BRINQUEDOTECA

José Francisco Chicon, Leilane Lauer Huber, Thais Rodrigues Mardegan Albiás, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Adriana Estevão

Resumo


O estudo tem por objetivo descrever e analisar a ação mediadora dos professores de Educação Física no processo de interação de alunos com e sem deficiência na brinquedoteca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram quinze crianças não deficientes do Centro de Educação Infantil Criarte (Ufes) e cinco com deficiência oriundas da comunidade do município de Vitória/ES. Conclui que o olhar sensível e a ação mediadora do professor têm papel fundamental para provocar avanços no aprendizado e desenvolvimento da criança, o que não ocorreria espontaneamente.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Educação Física Infantil. Mediação. Inclusão. Brinquedoteca.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56302

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