A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA MELHORAR A COMPREENSÃO TÁTICA EM FUTSAL: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Alba Praxédes Pizarro, Luis García González, Álvaro Moreno Cortés, Maria Perla Moreno Arroyo, Alberto Moreno Domínguez

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de um Programa de Ensino Compreensivo na tomada de decisões e execução do passe e das ações de drible em futsal num contexto educativo. Participaram 21 alunos com idades entre 12 e 14 anos. As variáveis independentes foram o programa de intervenção baseado no modelo Teaching Games for Understanding (TGFU) e a experiência no futsal federado. As variáveis de tomada de decisão e de execução, foram avaliadas através do instrumento de observação Game Performance Evaluation Tool (GPET). Os resultados mostraram uma melhoria significativa na tomada de decisão do passe no grupo sem experiência após a aplicação do programa. No entanto, no grupo com experiência não foram encontradas diferenças em nenhuma das variáveis. Os resultados destacam a necessidade de estabelecer adaptações e individualizar as tarefas de aprendizagem no contexto educativo, em função do nível de habilidade dos alunos.


Palavras-chave


Aprendizagem. Futsal. Avaliação.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55024



 

 


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