A dança “en-cena” o Outro: prerrogativas para uma educação estética através do processo criativo

Autores

  • Flávio Soares Alves USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5391

Palavras-chave:

Dança. Cinésica. Psicanálise. Criatividade

Resumo

A dança instala no corpo uma outra cena de sentidos que potencializa a ação criativa, assim, quando o corpo dança sua percepção é aguçada em direção a estados alterados da consciência. Aí, neste nível perceptível, instalado em meio ao processo criativo, técnica (a competência) e liberdade (a performance) se relacionam, e criam, como efeito, a dança. A partir desta evidência, que aqui será sustentada segundo um cruzamento de leituras entre a psicanálise e a filosofia, nos lançamos a uma reflexão sobre a percepção corporal na dança, na tentativa de situar a atuação criativa. Assim, abrimos um caminho para entender o processo criativo como campo de sensibilização corporal, a partir do qual a intervenção educativa é efetivada no corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Soares Alves, USP

Graduado em Educação Física - Licenciatura - pela Unesp - Rio Claro (2001); Mestre em Artes pela Unicamp - Instituto de Artes (2006); Cursando Doutorado em Educação Física - Área de concentração: Pedagogia do Movimento Humano - na Escola de Educação Física e Esportes da USP. Sempre se interessou pela pesquisa em dança, na sua relação de diálogo entre a pesquisa científica e os laboratórios de experimentação corporal. Atualmente pesquisa o corpo em movimento na roda de Capoeira atento às re-invenções da subjetividade na inscrita da ginga. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dança, Capoeira, Práticas Corporais Alternativas e Ginástica Artística, além de trabalhar também com Natação e Hidroginástica.

Publicado

2009-07-06

Como Citar

ALVES, F. S. A dança “en-cena” o Outro: prerrogativas para uma educação estética através do processo criativo. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 333–354, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.5391. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5391. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios