ANÁLISE DE CONTEÚDO NA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO SOBRE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Larissa Cerignoni Benites, Juarez Vieira do Nascimento, Michel Milistetd, Gelcemar Oliveira Farias

Resumo


O objetivo do presente estudo é evidenciar o passo a passo de uma pesquisa sobre formação de professores, no contexto do estágio curricular supervisionado em Educação Física, através de procedimentos de análise de conteúdo. Considerando as fases da análise de conteúdo, orientadas por Bardin (1979) – pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação –, descreve-se, detalhadamente, o caminho adotado pelos pesquisadores no processo de compreensão da interlocução entre escola, professor-colaborador e estagiário.


Palavras-chave


Estágios. Pesquisa qualitativa. Ensino. Docentes.

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.53390

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment