NA ESCOLA, COM A ESCOLA INCORPORADA: PESQUISANDO O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PESSOAL SOB O ACESSO À ESCOLA E O CORPO EM SALA DE AULA POR MEIO DE UM EXERCÍCIO DE TRI-ETNOGRAFIA

Autores

  • Lucio Martinez-Alvarez Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia, España.
  • Alfonso García-Monge
  • Nicolás Julio Bores-Calle Universidad de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52307

Palavras-chave:

Etnografia. Narrativas pessoais. Corpo. Escolas

Resumo

Por meio de um exercício de “tri-etnografia”, três docentes comparam a escola que frequentaram na infância com uma observada atualmente e com o que entendem como escola ideal. Em torno de duas situações de uma jornada escolar (chegada na escola, em sala de aula) identificaram as diferentes presenças do corporal na escolarização. Este triplo contraste entre memória, presente e ideal permite refletir sobre a escolarização do corpo em um sistema que evolui e que, por sua vez, os autores procurar superar.A partir da narrativa etnográfica interpretativa, o objetivo deste texto é apresentar ao leitor novos relatos pessoais que tratem de temas como as marcas corporais da ruptura com ambiente de proteção familiar, os corpos escolarizados, corpos silenciados, objetivados e rotinizados, corpos expostos, punidos ou assediados, corpos seguros e inseguros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Martinez-Alvarez, Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia, España.

Profesor del Area de Didáctica de la Expresión Corporal en la Facultad de Educación de Palencia, Universidad de Valladolid, España.

Alfonso García-Monge

Departamento de Didáctica de la Expresión Corporal

Nicolás Julio Bores-Calle, Universidad de Valladolid

Departamento de Didáctica de la Expresión Corporal

Publicado

2015-08-24

Como Citar

MARTINEZ-ALVAREZ, L.; GARCÍA-MONGE, A.; BORES-CALLE, N. J. NA ESCOLA, COM A ESCOLA INCORPORADA: PESQUISANDO O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PESSOAL SOB O ACESSO À ESCOLA E O CORPO EM SALA DE AULA POR MEIO DE UM EXERCÍCIO DE TRI-ETNOGRAFIA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 945–957, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52307. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52307. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais