ESTÉTICA, FORMAÇÃO INICIAL E DANÇA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA...

Autores

  • Deizi Domingues da Rocha Unochapeco
  • Ricardo Rezer Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.51878

Palavras-chave:

Estética. Educação. Dança. Docentes

Resumo

Este estudo objetivou aproximar os pressupostos da teoria estética adorniana e a dança no âmbito da formação inicial em Educação Física (EF).  Esta pesquisa se caracterizou como sendo descritiva, de caráter teórico-bibliográfico. As contribuições da teoria estética para a formação de professores no campo da EF podem se dar, principalmente, pela possibilidade de qualificar um olhar mais sensível para a educação, através de uma reeducação dos sentidos permeados pela reflexão filosófica ligada a arte. A dança representa então, uma possibilidade significativa de aproximação com a teoria estética, como possibilidade inclusive, de dura crítica à deseducação dos sentidos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deizi Domingues da Rocha, Unochapeco

Professora da Unochapecó; Mestre em Educação (PPGE/Unochapecó).

Ricardo Rezer, Unochapecó

Professor da Unochapecó; Doutor em Educação Física (PPGEF/UFSC).

Publicado

2015-06-09

Como Citar

ROCHA, D. D. da; REZER, R. ESTÉTICA, FORMAÇÃO INICIAL E DANÇA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA... Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 865–876, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.51878. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/51878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.