A TRAJETÓRIA DE VIDA DO TREINADOR ESPORTIVO: AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INFORMAL

Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos, Thais Emanuelli da Silva de Barros, Jonas Godtsfriedt, Juarez Vieira do Nascimento

Resumo


O presente ensaio procurou caracterizar e discutir os contextos e situações de aprendizagem de treinadores esportivos, estabelecendo uma trajetória a partir de episódios significativos neste processo. A literatura específica indica que os treinadores têm valorizado diversas fontes de conhecimento, destacadamente as experiências de prática como atleta, a observação de seus pares, o compartilhamento de informações e a reflexão sobre sua prática. A aprendizagem profissional do treinador pode ser entendida como um processo de socialização esportiva que inicia na infância e se prolonga ao longo da vida, em que prepondera a participação do treinador em situações de aprendizagem em contexto informal.

 

 


Palavras-chave


Educação Física e treinamento. Esportes. Aprendizagem. Educação profissionalizante.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.50773



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment