ATIVIDADES MOTORAS COTIDIANAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-ESCOLARES

Maria Catarina Meirelles Faria, Ana Lúcia Ratti Brolo, Kelly Yukari Horita, Rute Estanislava Tolocka, Denise Castilho Cabrera Santos, Junior Vagner Pereira da Silva

Resumo


Mudanças na estrutura social contemporânea podem influenciar o desenvolvimento infantil. Porém, poucos estudos têm investigado este fenômeno. O objetivo deste estudo foi analisar o cotidiano infantil de 38 crianças entre quatro e seis anos, freqüentadoras em tempo integral de uma instituição de ensino, a sua interação com o meio ambiente em atividades lúdicas e as possibilidades de desenvolvimento. O cotidiano mostrou-se pobre em atividades fisicamente ativas, o meio ambiente da creche rígido em sua rotina e inflexível às atividades próprias das crianças. Porém constatou-se que um evento lúdico pode propiciar atividades fisicamente ativas e enriquecer o meio ambiente.


Palavras-chave


Pré-escola; Atividades cotidianas;Desenvolvimento Infantil.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.4991

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment