FORMAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL: PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS PARA COMPOSIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Otávio Baggiotto Bettega, Alcides José Scaglia, Márcio Pereira Morato, Larissa Rafaela Galatti

Resumo


A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados.

 


Palavras-chave


Futebol. Educação Física e treinamento. Formação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.49051



 

 


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