TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: NOVOS HABITUS, MODUS OPERANDI E OBJETOS DE DISPUTA

Autores

  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás (UFG); Faculdade de Educação Física - Goiânia- Goiás - Brasil.
  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás (UFG); Faculdade de Educação Física - Goiânia- Goiás - Brasil.
  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília (UnB); Faculdade de Educação Física - Brasília- Distrito Federal - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48280

Palavras-chave:

Campo Acadêmico-Científico.Educação Física. Pierre Bourdieu.

Resumo

O campo da Educação Física no Brasil é relativamente recente no processo de incorporação sistemática da prática científica em seu cotidiano. Na primeira década do século XXI, ele se expande, se diversifica e se dinamiza, consolidando-se como campo acadêmico-científico com maior autonomia. Tal processo é amplo e complexo, demarcando um espaço social e forjando um habitus próprio, com a luta entre agentes e instituições em torno de capital específico e de novos objetos em disputa. Esse ensaio busca analisar esse movimento a partir do referencial teórico de Bourdieu. O poder instituído no campo e as lutas dos agentes para mantê-lo ou modificá-lo expressam-se na disputa pela construção dos conceitos e de suas representações na constituição de dois modus operandi, os quais representam uma forma de ver o próprio campo e a sua disputa para legitimá-lo, assim como na formação das novas gerações de agentes, estruturando formas de vê-lo. Neste contexto, observa-se que o modus operandi que tem impulsionado o desenvolvimento acadêmico-científico da Educação Física tem implicado no seu relativo afastamento dos debates pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG); Faculdade de Educação Física - Goiânia- Goiás - Brasil.

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância, Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB e desenvolve pesquisa com os temas da formação de professores de Educação Física, esporte e lazer.

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG); Faculdade de Educação Física - Goiânia- Goiás - Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1985), Mestre em Educação (1991), Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Pós-Doutorado na Universitat de Barcelona (2006) e Pós-Doutorado junto ao Institut Nacional dEducació Física de Catalunya (2012). Foi Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2003-2005). Atualmente, é Professora Associada IV da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Editora da Revista Pensar a Prática e membro de Corpo Editorial e Revisora de vários periódicos. Coordena o LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza pesquisando, especialmente, os seguintes temas: Política Educacional e Científica; Corpo e Práticas Corporais na relação Cultura - Natureza.

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília (UnB); Faculdade de Educação Física - Brasília- Distrito Federal - Brasil.

Iniciou seus estudos em Educação Física em 1989, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo se licenciado em 1992, pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), em sua cidade natal. Possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), concluída em 1995. Mestrado e Doutorado em Educação Física, ambos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluídos em 1999 e 2005. Pós-Doutorado em Política Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluído em 2014. Em sua trajetória profissional, foi professor do ensino básico no sistema público do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), entre 1993 e 1996, e professor do ensino superior, tendo trabalhado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1996, e na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 1997 e 2008. Desde 2009, é professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), associação científica representativa da área da Educação Física. Neste mesmo período, foi membro do Conselho Nacional de Esporte, vinculado ao Ministério do Esporte. Foi também, entre 2010 e 2012, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB. No âmbito da produção científica, publicou em autoria e co-autoria vários trabalhos, dentre livros, capítulos de livro e artigos. Como professor, atuando no âmbito da graduação e da pós-graduação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Educação Física, Formação e Trabalho. Coordena o Avante - Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB, integrando ainda o Observatório do Esporte da Unicamp.

Publicado

2015-01-16

Como Citar

LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; MASCARENHAS, F. TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: NOVOS HABITUS, MODUS OPERANDI E OBJETOS DE DISPUTA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. esp, p. 67–80, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48280. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Número Especial