EDUCAÇÃO (FÍSICA) E ESPORTE – NAS TEIAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO EXTENSIONISTA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA

Autores

  • Jaderson Silva Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana-BA
  • Miguel Almir Lima de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana-BA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48227

Palavras-chave:

Educação Física. Esporte. Pesquisa-Ação. Extensão

Resumo

Este estudo foi uma Pesquisa-Ação extensionista que envolveu a formação esportiva e cidadã de jovens moradores de bairros circunvizinhos a UEFS-BA. A Pesquisa e a Ação propuseram, sem fazer entrincheiramentos epistemológicos, a utilização de referenciais teóricos da área da Educação Física e Esporte para um diálogo com os dados da realidade, especialmente, a partir de contribuições dos atores e autores envolvidos. Esses dados foram sintetizados a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e através dos resultados pôde-se perceber que é possível propor transformação social, contudo, reconhecendo as limitações no que diz respeito à amplitude das mudanças e, neste sentido, as experiências teóricas e vivenciais, trouxeram elementos que propõem rupturas em dimensões micro (proposta pedagógica) e macroestruturais (políticas públicas) que estão permanentemente entrelaçadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaderson Silva Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana-BA

Professor do Departamento de Saúde do Curso de Licenciatura em Educação Física. Mestre em Educação.

Miguel Almir Lima de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana-BA

Prof do Departamento de Educação. Prof. do Mestrado em Educação. Doutor em Educação.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

BARBOSA, J. S.; LIMA DE ARAÚJO, M. A. EDUCAÇÃO (FÍSICA) E ESPORTE – NAS TEIAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO EXTENSIONISTA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 391–403, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48227. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48227. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais