EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES DO PRIMÁRIO E ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alberto Moreno-Doña Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
  • Enrique Rivera-García Universidad de Granada
  • Carmen Trigueros-Cervantes Universidad de Granada.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48098

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio. Papel profissional. A responsabilidade social.

Resumo

Analisamos, qualitativamente, as crenças dos professores de educação física sobre a função social que deve cumprir a diciplina, identificando barreiras pessoais, profissionais e institucionais enfrentados nesta tarefa e as soluções que propõem sobre isso. Foram realizados três grupos focais e doze entrevistas em profundidade. Os métodos de análise utilizados, em geral, foram baseados na proposta de fragmentação  e articulação de "Grounded Theory". Conclui-se que há uma relação dicotômica para alguns, e complementaria para outros, incluindo uma EF que reproduz uma perspectiva tradicional ligada ao desporto, o desenvolvimento da aptidão física e certos estereótipos sociais; e outro ponto de vista que entende que a educação física é desenvolver habilidades de compreensão e transformação das desigualdades sociais aluno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Moreno-Doña, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Facultad de Filosofía y Educación. Escuela de Educación Física. Grupo de Estudio Motricidad y Educación.

Enrique Rivera-García, Universidad de Granada

Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad de Granada. España. 

Carmen Trigueros-Cervantes, Universidad de Granada.

Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad de Granada. España. 

Publicado

2015-01-16

Como Citar

MORENO-DOÑA, A.; RIVERA-GARCÍA, E.; TRIGUEROS-CERVANTES, C. EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES DO PRIMÁRIO E ENSINO MÉDIO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. esp, p. 81–96, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48098. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48098. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Número Especial