O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES

Rafael Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques, Myrian Nunomura

Resumo


O objetivo deste estudo foi mapear os métodos de ensino adotados por seis treinadores de handebol experientes da categoria infantil (sub-14). Os treinadores foram entrevistados e os depoimentos tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que os treinadores preferem o ensino por meio de jogos, bem como mencionam o ensino baseado nas situações do jogo, nas habilidades técnicas e na combinação de diferentes métodos (devido à diversidade de estímulos e desenvolvimento de capacidades diferentes). Conclui-se que os procedimentos pedagógicos estão pautados na formação generalista, e evitam o processo de especialização esportiva precoce.

 


Palavras-chave


Ensino. Esportes. Handebol. Criança.

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.47664

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment