ACESSO ABERTO A ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS QUE PUBLICAM E CITAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DE ESPANHA.

Joaquín Reverter Masia, Vicenç Hernández-González, Nuria Sans-Rosell, Carme Mayolas-Pi

Resumo


A publicação aberta de artigos e o depósito em repositórios ou páginas contribuem para a divulgação e o debate científico. O objetivo deste trabalho é identificar essas práticas nas revistas que publicam e citam professores universitários espanhóis. Para além disto, neste trabalho analisa-se as bases de dados da Web of Science (WoS) e Scopus, número de artigos por autor e o número de autores por artigo. O estudo mostra que as revistas indexadas no Scopus recebem mais citações que as indexadas na WoS. Mais de 75 % dos professores não publicam artigos em revistas indexadas nas bases de dados analisadas. O número médio de autores por artigo é de 5,4 autores para WoS e 6,4 para Scopus. E o número de artigos por professor é de 7,7 WoS e 9,7 Scopus. A maioria das revistas não publica seus artigos em acesso aberto e poucas dispõem de informação sobre o depósito em repositórios. Em relação ao número total de citações e artigos em WoS e Scopus, verificaram-se correlações altamente positivas. Por fim, concluiu-se sobre a necessidade da abertura da informação científica para a comunidade internacional, prática que poderia melhorar a difusão e o impacto das revistas. 

Palavras-chave


Docentes. Revistas eletrônicas. Acesso aberto. Artigo de revista.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.47460

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