ACESSO ABERTO A ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS QUE PUBLICAM E CITAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DE ESPANHA.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.47460Palavras-chave:
Docentes. Revistas eletrônicas. Acesso aberto. Artigo de revista.Resumo
A publicação aberta de artigos e o depósito em repositórios ou páginas contribuem para a divulgação e o debate científico. O objetivo deste trabalho é identificar essas práticas nas revistas que publicam e citam professores universitários espanhóis. Para além disto, neste trabalho analisa-se as bases de dados da Web of Science (WoS) e Scopus, número de artigos por autor e o número de autores por artigo. O estudo mostra que as revistas indexadas no Scopus recebem mais citações que as indexadas na WoS. Mais de 75 % dos professores não publicam artigos em revistas indexadas nas bases de dados analisadas. O número médio de autores por artigo é de 5,4 autores para WoS e 6,4 para Scopus. E o número de artigos por professor é de 7,7 WoS e 9,7 Scopus. A maioria das revistas não publica seus artigos em acesso aberto e poucas dispõem de informação sobre o depósito em repositórios. Em relação ao número total de citações e artigos em WoS e Scopus, verificaram-se correlações altamente positivas. Por fim, concluiu-se sobre a necessidade da abertura da informação científica para a comunidade internacional, prática que poderia melhorar a difusão e o impacto das revistas.Downloads
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Publicado
2015-02-05
Como Citar
MASIA, J. R.; HERNÁNDEZ-GONZÁLEZ, V.; SANS-ROSELL, N.; MAYOLAS-PI, C. ACESSO ABERTO A ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS QUE PUBLICAM E CITAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DE ESPANHA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 419–433, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.47460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47460. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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