O NASCIMENTO DO DISCURSO PATOLOGIZANTE DA OBESIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.46172Palavras-chave:
Obesidade. História. Patologia.Resumo
Com o intuito de explorar a emergência do conceito de obesidade, o presente estudo histórico teve como referência teórico-metodológica a análise de discurso arqueogenealógica de Michel Foucault, concentrando-se nas inflexões estéticas, ético-morais, religiosas e biológicas nos primórdios da patologização do excesso de gordura corporal. De meados do século XVII ao XIX, os discursos médicos investiram na patologização da feiura dos corpulentos, da gula dos pecadores e do vício dos intemperantes. Desde a enunciação como doença da feiura até a medicalização do discurso, a patologização da condição caracteriza-se como um acontecimento relativamente recente no Ocidente, diferentemente do que alguns historiadores propõem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
