A VISÃO DOS PROFESSORES QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO BASQUETEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A REALIDADE DE VOLTA REDONDA/RJ

Cláudio Delunardo Severino, Francisco José Miranda Gonçalves, Suraya Cristina Darido

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a percepção dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física em ambiente escolar. Participaram da pesquisa docentes das instituições públicas e privadas do município de Volta Redonda/RJ/Brasil em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo com análise de conteúdo e, como procedimento de coleta de dados, foram entrevistados sessenta docentes que opinaram acerca da questão investigada. Verificou-se a realidade do desenvolvimento do Basquetebol não somente na condição de conteúdo das aulas da Educação Física, mas também numa dimensão que transpõe os limites escolares, onde o esporte representa significativo papel na sociedade. Ações conjuntas no sentido de oportunizar o crescimento do Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física podem representar um caminho para a descrição da sua aplicação em todos os contextos, embora não se deva abrir mão da relevância da disciplina no cenário escolar em favor da obtenção de resultados em competições esportivas.

Palavras-chave


Escola; Basquetebol; Ensino fundamental e médio; Aprendizagem

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46071



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment