FONTES DE CONHECIMENTO PERCEBIDAS PELOS TREINADORES: ESTUDO COM TREINADORES DE ANDEBOL DA 1ª DIVISÃO DE SENIORES MASCULINOS EM PORTUGAL

Ana Filipa Vasquez Paulo Cunha, Maria Luísa Dias Estriga, Paula Maria Fazendeiro Batista

Resumo


O propósito central deste estudo foi identificar as fontes de conhecimento percecionadas por treinadores de elite da 1ª divisão portuguesa de andebol. Realizaram-se 10 entrevistas semiestruturadas que foram submetidas a análise de conteúdo. Os dados revelaram que as fontes de conhecimento diretas assumem uma posição de destaque na construção e reconstrução do conhecimento do treinador, nomeadamente a interação com treinadores, a influência de mentores e a experiência como treinador.

Palavras-chave


Conhecimento do Treinador. Formação de treinadores. Fontes de Conhecimento. Treinadores de Andebol.

Texto completo:

PDF PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43663



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment