ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA ESPANHA: UMA INTRODUÇÃO AO TEMA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Rafael Guimarães Botelho, Marcos Garcia Neira

Resumo


Este artigo tem por objetivo revisar os trabalhos que se centram na análise de livros didáticos de Educação Física. Os 17 trabalhos recuperados, entre 2000 e 2012, revelam que nas imagens dos livros prevalecem mulheres com corpos magros e homens musculosos. Sem levar em conta a diversidade étnica, etária e multiforme, as imagens preconizam pessoas de raça branca, atléticas e magras. Por conseguinte, pode-se afirmar que ainda prevalecem estereótipos, preconceitos e discriminações em relação ao gênero, idade, etnia, raça e padrões corporais nas imagens e textos dos livros analisados pelos autores brasileiros e espanhóis. 


Palavras-chave


Livros didáticos. Educação Física. Brasil. Espanha



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41791

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