FABRINCANDO: AS OFICINAS DO JOGO COMO PROPOSTA EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

João Batista Freire, Ciro Goda

Resumo


Considerando as dificuldades históricas das crianças brasileiras freqüentadoras de escolas públicas para aprender os conteúdos básicos, sugerimos uma prática pedagógica com maior poder de melhorar a qualidade dessa aprendizagem. Partindo da idéia de que o lúdico constitui ambiente favorável à aprendizagem, o objetivo central deste estudo foi verificar o potencial das Oficinas do Jogo como prática pedagógica capaz de produzir repercussões nas demais aprendizagens escolares, bem como produzir aprendizagens em outros planos não previstos pela escola tradicional. As Oficinas do Jogo são uma prática pedagógica localizada na disciplina Educação Física, na qual as crianças, jogando, aprendem as bases do conhecimento (pensamento, motricidade, sociabilidade, moralidade, afetividade, etc.), e o fazem de modo a repercutir em outras disciplinas escolares. O método de investigação adotado foi o da Pesquisa-Ação.


Palavras-chave


Educação Física. Jogos e brinquedos. Ensino Fundamental e médio. Pedagogia.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3762

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