SOBRE “A VIDA COMO ELA É”: OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Fabiano Bossle, Vicente Molina Neto, Elisandro Schultz Wittizorecki

Resumo


Este artigo provem de uma pesquisa realizada com os professores de educação físicada Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre sobre as violências na escola, onde tratamos de compreender o que pensa este coletivo docente sobre as violências na escola e como lida com este fenômeno. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo,em que realizamos entrevistas e distribuímos questionários aos participantes. O processo analítico indica que esses professores convivem entre uma sensação de insegurança e de impotência com relação às violências nas escolas e a complexidade das demandas da prática pedagógica nas escolas de Porto Alegre, uma capital com significativos índices de violências.

Palavras-chave


Violência. Escola. Educação Física. Ensino Fundamental

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37526

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