O CORPO NA EVOLUÇÃO DA ESCRITA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Maria Paz Brozas Polo

Resumo


Neste trabalho questionamo-nos acerca das formas e limites da expansão da noção de corpo na dança cênica ocidental das últimas décadas. Ocupamo-nos da transformação da escrita na dança contemporânea através da identificação e confronto de quatro aspectos complementares: a filosofia do corpo na teoria e na prática coreográficas; as técnicas de consciência corporal nos modos de formação e composição; o diálogo da dança com outras artes e, a controvérsia de um paradigma ontológico onde o corpo se debate com o movimento quanto objeto da dança.


Palavras-chave


Corpo. Dança contemporânea. Evolução. Coreografia

Texto completo:

PDF-ES


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.36539



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment