METAMORFOSES NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR

Evandra Hein Mendes, Juarez Vieira do Nascimento, José Carlos Mendes

Resumo


O processo de estruturação da prática pedagógica e especificamente das práticas avaliativas em Educação Física, pode sofrer influências tanto das experiências vivenciadas com a avaliação no ensino fundamental e médio, quanto àquelas advindas do curso de formação inicial ou ainda com o ingresso no mercado de trabalho e o impacto com a cultura docente já instalada. Nessa perspectiva, esta investigação analisou o processo de estruturação das práticas avaliativas na Educação Física escolar. Os resultados revelaram o fraco impacto da formação inicial no processo de estruturação das práticas avaliativas, sendo mais determinante a experiência profissional advinda da própria realidade educacional.

Palavras-chave


Avaliação. Aprendizagem. Educação Física. Docentes. Prática profissional.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3546



 

 


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