CULTO AO CORPO E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS NA MÍDIA ESPECIALIZADA EM ESTÉTICA E SAÚDE

Autores

  • Alexandre Palma de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monique Assis Centro Universitário Augusto Motta
  • Yara Lacerda Universidade Estácio de Sá e Universidade Gama Filho
  • Marcos Bagrichevsky Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Karen Santana de Sampaio Licenciada em Educação Física. Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3127

Palavras-chave:

Publicações periódicas como assunto. Imagem corporal. Exercício. Culpa

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar as estratégias discursivas presentes na revista Boa Forma e identificar o apelo mercadológico em tais discursos. A pesquisa se pautou em exames quantitativos e qualitativos. Foram adotadas análises de discurso e imagem. As informações contidas nas revistas, não raro, estimulam intervenções para transformação do corpo e os produtos a ela associados fazem parte da aposta para alcançar um padrão estético, que referendado por especialistas, subsume novas obrigações morais. Deste modo, a revista reforça a noção de culpabilização da mulher frente aos fenômenos construídos socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Ciências da Saúde/Saúde do Trabalhador. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Monique Assis, Centro Universitário Augusto Motta

Doutora em Educação Física.Centro Universitário Augusto Motta

Yara Lacerda, Universidade Estácio de Sá e Universidade Gama Filho

Universidade Estácio de Sá e Universidade Gama Filho

Marcos Bagrichevsky, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz

Karen Santana de Sampaio, Licenciada em Educação Física. Universidade Estácio de Sá

Licenciada em Educação Física. Universidade Estácio de Sá

Publicado

2009-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. de; ASSIS, M.; LACERDA, Y.; BAGRICHEVSKY, M.; SAMPAIO, K. S. de. CULTO AO CORPO E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS NA MÍDIA ESPECIALIZADA EM ESTÉTICA E SAÚDE. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 31–51, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3127. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3127. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais