CULTO AO CORPO E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS NA MÍDIA ESPECIALIZADA EM ESTÉTICA E SAÚDE

Alexandre Palma de Oliveira, Monique Assis, Yara Lacerda, Marcos Bagrichevsky, Karen Santana de Sampaio

Resumo


O objetivo do estudo foi investigar as estratégias discursivas presentes na revista Boa Forma e identificar o apelo mercadológico em tais discursos. A pesquisa se pautou em exames quantitativos e qualitativos. Foram adotadas análises de discurso e imagem. As informações contidas nas revistas, não raro, estimulam intervenções para transformação do corpo e os produtos a ela associados fazem parte da aposta para alcançar um padrão estético, que referendado por especialistas, subsume novas obrigações morais. Deste modo, a revista reforça a noção de culpabilização da mulher frente aos fenômenos construídos socialmente.

Palavras-chave


Publicações periódicas como assunto. Imagem corporal. Exercício. Culpa



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3127

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