ATLETISMO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE OBJETIVO, CONTEÚDO E MÉTODO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Carmen Lucia Marques UFSM
  • Jacob Alfredo Iora Ufsm

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3078

Palavras-chave:

Esportes. Currículo. Atletismo Escolar. Educação Física e treinamento.

Resumo

O Atletismo vêm desenvolvendo-se com o objetivo clássico (sobrepujar), utilizando métodos que visam rendimento, desprezando criatividade, novas formas de movimento e inserção destas no contexto dos esportes. Este estudo caracteriza-se como descritivo, objetivando verificar o ensino do Atletismo (relação Objetivo, Conteúdos e Método) em aulas de Educação Física, a partir das práticas curriculares da disciplina Atletismo1. Participaram os professores de Educação Física das escolas pesquisadas. Como resultado, definiu-se categorias que traçam a realidade pedagógica da educação física na escola e elaborou-se meios e estratégias de reformulá-la, considerando concepções pedagógicas que se alicerçam no curso de Educação Física – Licenciatura da UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Marques, UFSM

Porf. Dra do Departamento de Desportos Individuias, do curso de Educação Fisica-ufsm - area pedagogia do movimento - atletismo, educação fisica escolar e envelhecimento humano

Jacob Alfredo Iora, Ufsm

Aluno do curso de Educação Física Licenciatura do centro de Educação Física e desportos da Ufsm

Publicado

2009-02-16

Como Citar

MARQUES, C. L.; IORA, J. A. ATLETISMO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE OBJETIVO, CONTEÚDO E MÉTODO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 103–118, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.3078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3078. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais