ATLETISMO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE OBJETIVO, CONTEÚDO E MÉTODO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Carmen Lucia Marques, Jacob Alfredo Iora

Resumo


O Atletismo vêm desenvolvendo-se com o objetivo clássico (sobrepujar), utilizando métodos que visam rendimento, desprezando criatividade, novas formas de movimento e inserção destas no contexto dos esportes. Este estudo caracteriza-se como descritivo, objetivando verificar o ensino do Atletismo (relação Objetivo, Conteúdos e Método) em aulas de Educação Física, a partir das práticas curriculares da disciplina Atletismo1. Participaram os professores de Educação Física das escolas pesquisadas. Como resultado, definiu-se categorias que traçam a realidade pedagógica da educação física na escola e elaborou-se meios e estratégias de reformulá-la, considerando concepções pedagógicas que se alicerçam no curso de Educação Física – Licenciatura da UFSM.

Palavras-chave


Esportes. Currículo. Atletismo Escolar. Educação Física e treinamento.

Texto completo:

PDF-BR PDF-EN


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3078

Direitos autorais



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment