AS CONFIGURAÇÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UM TREINADOR

Autores

  • Guilherme Augusto Talamoni Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro
  • Flávio Ismael da Silva Oliveira Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro
  • Dagmar Hunger Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29764

Palavras-chave:

Treinador. Futebol. Formação profissional. Configuração

Resumo

No presente artigo objetivou-se analisar a trajetória de um Treinador de futebol, levantando informações que possam auxiliar na discussão sobre formação e atuação profissional em Educação Física e Esportes. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou História de Vida como método de coleta de dados. Para elucidar e articular questões abordadas utilizou-se conceitos da teoria sociológica de Norbert Elias. A partir da trajetória expressa e da proposta de configuração de Elias, concluímos que a figura do Treinador se formou em decorrência das relações de interdependência estabelecidas no âmbito dos grupos específicos o qual fez parte, enriquecidas pela formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Talamoni, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro

Professor e pesquisador

Flávio Ismael da Silva Oliveira, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro

Licenciado em Educação Física (1998) e Especialista em Treinamento Físico Individualizado (2002) pela UNESP de Bauru, Mestre em Filosofia (2005) pela UNESP de Marília e Doutor em Ciências da Motricidade (2014) pela UNESP de Rio Claro. É Professor de Ensino Básico (de 1º ao 5º Ano) na Prefeitura Municipal de Bauru e sócio-proprietário da Ativa - Intervenção em Educação Física e Esportes Ltda.

Dagmar Hunger, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade – IB/UNESP/Rio Claro Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru

professor e pesquisador

Downloads

Publicado

2012-11-17

Como Citar

TALAMONI, G. A.; OLIVEIRA, F. I. da S.; HUNGER, D. AS CONFIGURAÇÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UM TREINADOR. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 73–93, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.29764. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29764. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais