ANÁLISE ETNOGRÁFICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM BRINCADEIRAS REALIZADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PESQUISA EM BUSCA DOS SIGNIFICADOS

Alan Marques da Silva, Jocimar Daolio

Resumo


Esta pesquisa partiu do referencial fornecido pelas Ciências Humanas, em especial o da Antropologia Social, para analisar como um determinado grupo de crianças de pré-escola confere significados às relações de gênero nas brincadeiras por elas realizadas no ambiente de uma creche. Neste trabalho, foi enfatizado o procedimento teóricometodológico utilizado para a realização da pesquisa, por possibilitar a interpretação do enredo composto pelas categorias de infância, gênero e instituição escolar. Além disso, a pesquisa qualitativa tem se tornado freqüente na área de Educação Física, ampliando a compreensão dos significados presentes nas ações humanas.

Palavras-chave


Antropologia cultural. Identidade de gênero. Pré-escolar

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2922



 

 


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