Pedagogia Crítica da Educação Física no Jogo das Relações de Poder

Felipe Quintão de Almeida

Resumo


Este artigo insere-se em uma pesquisa sobre os fundamentos da pedagogia crítica da educação física. Elege como interlocutor da análise os escritos do filósofo Michel Foucault, investigando a reordenação efetuada pelo autor em sua discussão sobre a noção de (relações de) poder e sujeito no último domínio de sua obra. Busca compreender os corolários desse deslocamento nos impulsos emancipadores e libertadores da pedagogia crítica em nossa área. Aponta a premência de segui r problematizando, autocriticamente, sua própria atualidade discursiva no presente.

Palavras-chave


Educação Física. Poder. Controles informais da sociedade. Michel Foucault.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2913

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment