Corpo a corpo com as jovens: Grupos focais e análise de discurso na pesquisa em educação física

José Damico

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apontar algumas das potencialidades analíticas de pesquisas com grupos focais que se ancoram em referenciais pós-estruturalistas e analisam as informações por meio de análise de discurso. O texto é baseado em uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam, apre(e)ndem e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo.

Palavras-chave


Análise de Discurso. Grupo Focal. Identidade de gênero. Adolescente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2905



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment