“Imagens em ação”: Uma pesquisa-ação sobre o uso de materias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio

Autores

  • Mauro Betti

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2898

Palavras-chave:

Meios de comunicação. Televisão. Corpo humano. Atividade motora. Características culturais. Educação física. Educação primária e secundária.

Resumo

O objetivo deste estudo foi experimentar e avaliar o uso de matérias televisivas como conteúdo e estratégia de ensino, em programas de Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados são apresentados com referência à: temas eleitos, interesse dos alunos e estratégias utilizadas. As conclusões indicam que o uso de matérias televisivas permitiu apoiar a concretização de uma Educação Física escolar cuja finalidade é a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, embora a ênfase se tenha dado no desenvolvimento de conteúdos conceituais, e que houve transformações na atuação pedagógica dos professores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

BETTI, M. “Imagens em ação”: Uma pesquisa-ação sobre o uso de materias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 95–120, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2898. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios