Itinerários da Educação Física na Escola: O caso do Colégio Estadual do Espírito Santo

Valter Bracht, Rosely Maria da Silva Pires, Ana Flávia Sofiste, Sabrina Poloni Garcia, Felipe Quintão de Almeida, Elisa Barcellos da Cunha e Silva, Evânia Nunes de Angeli, Mauro Sérgio da Silva

Resumo


Esse estudo analisa o itinerário da disciplina Educação Física no Colégio Estadual do Espírito Santo, no período de 1970 a 2000, procurando: identificar o discurso construído por ela para legitimar-se no currículo daquela escola; examinar as possíveis mudanças de sentido da sua presença no currículo; identificar os principais fatores internos e externos que influenciaram as características assumidas pela disciplina; analisar as soluções pensadas para superar a atual crise da disciplina no colégio. O estudo de caso realizado indica uma forte dependência da legitimidade e do status da disciplina Educação Física, dos desdobramentos da prática esportiva e das políticas públicas voltadas ao esporte competitivo.

Palavras-chave


Escola. Disciplinas escolares. Educação física

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2859



 

 


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