Planejamento coletivo do trabalho pedagógico da Educação Física - PCTP/EF como sistemática de formação continuada de professores: a experiência de Uberlândia

Gabriel HumbertoMunoz Palafox

Resumo


O objetivo do presente trabalho é analisar os elementos constitutivos de uma abordagem crítica de planejamento de ensino, seguido da descrição de uma sistemática baseada nessa abordagem, denominada Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico - PCTP. Em processo de desenvolvimento desde 1993 no contexto cíe uma estratégia de formação continuada de professores/as de Educação Física da Escola Básica da Universidade Federal de Uberlândia e da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia - RME/UDI. Nesse contexto o PCTP passou a constituir parte de uma política inter-institucional de desenvolvimento da Educação Física que procura, dentre outros aspectos, valorizar este componente no sistema escolar, além de promover a formação ampliada dos/as educadores/as participantes.

Palavras-chave


Educação Física. Planejamento. Formação Continuada

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2828



 

 


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