A prática de ensino na formação inicial do professor primário especialista em educação física: expectativas docentes e o olhar crítico dos estudantes

Autores

  • Teresa Lleixá Arribas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2826

Palavras-chave:

Formação de professores de educação infantil e séries iniciais. Prática de ensino. Pensamento dos estudantes. Educação física.

Resumo

O interesse do presente artigo está centrado na interpretação do pensamento dos estudantes da carreira de professor especialista em educação física de educação infantil e series iniciais que se encontram cursando a disciplina de Prática de Ensino. Para a realização da Pratica de Ensino - disciplina obrigatória em sua for-mação inicial - os estudantes permanecem durante um períodos de treze semanas nos centros escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde observam, colaboram e intervém na vida escolar. Mediante a análise dos textos escritos pelos estudantes nos relatónos da Prática de Ensino, chega-se a uma reflexão sobre as diversas categorias derivadas da visão dos estudantes sobre essa disciplina: a Pratica de Ensino em seu processo de formação; o centro escolar; a Educação Física na escola. A compreensão do processo de ensino nessa disciplina da formação do professorado foi o que motivou a presente investigação. A intenção principal era comprovar em que medida a expressão dos estudantes está de acordo com as competências que esperamos que desenvolva. Tudo isso, sem dúvida, facilitará no futuro a coerência da intervenção docente na Pratica de Ensino, por parte dos professores da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

ARRIBAS, T. L. A prática de ensino na formação inicial do professor primário especialista em educação física: expectativas docentes e o olhar crítico dos estudantes. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 71–87, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2826. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2826. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1