EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL SIGLO XXI. UNA MIRADA DESDE EL DOCENTE UNIVERSITARIO

Alberto Moreno Doña, Carmen Trigueros Cervantes, Enrique Rivera García

Resumo


Neste trabalho são analisadas, qualitativamente, as percepções de 28 professores universitários da Faculdade de Educação Física em relação às funções da educação física, aprofundando-se na função da transformação das desigualdades de origem. Em geral, os procedimentos de análises usados cingem-se às propostas da fragmentação e da articulação da “Grounded Theory”. Conclui-se que a função da transformação social da educação física está relacionada com o dever de ser profissional, que ainda está concretizando-se, e estabelece-se uma série de princípios pedagógicos centrados na necessidade de revisar a sustentação epistemológica da mesma.

Palavras-chave


Educação Física. Papel profissional. Responsabilidade Social.

Texto completo:

PDF-ES


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27023

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment