A participação de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: Um estudo de caso

Maria Luíza Tanure Alves, Edison Duarte

Resumo


O objetivo do estudo foi observar a realidade da inclusão da criança com síndrome de Down (SD) nas aulas de educação física escolar, identificando os obstáculos e facilidades encontrados pela mesma. Foi realizada a observação sistemática das aulas de educação física durante todo o ano letivo. Participaram da pesquisa 32 alunos sem deficiência e um aluno com SD do sexo masculino com nove anos de idade. O aluno com SD apresentou dificuldades para participar socialmente junto à turma, embora não apresentasse dificuldades para compreensão e execução das atividades propostas em aula.

 


Palavras-chave


Síndrome de Down. Educação física. Inclusão

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.26654

Direitos autorais



 

Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment