O estado da arte nos estudos sobre discurso, conteúdo e significado na educação física

Autores

  • Sebastião Josué Votré

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2662

Palavras-chave:

Semiótica. Postulados. Representações sociais. Ancoragem. Objetivação.

Resumo

Uma proposta de teoria semiótica das atividades físico-desportivas se apresenta aqui num quadro pancrônico e uniformitário, a partir de uma série de postulados, indutivos e prospectivos e de pressupostos para uma teoria semiótica gesto-verbal, situacionalmente dada. Privilegia-se o grupo, onde se originam, se desenvolvem e se consolidam as alternativas de produção, reprodução e interpretação das atividades simbólicas. Admite-se um contínuo na dimensão arbitrariedade e motivação sígnica e se propõem as unidades de significação como objeto de análise. Oferecem-se sugestões para um programa mínimo de metodologia da pesquisa na semiótica das atividades físico-desportivas e das representações sociais. Postulam-se ancoragem e objetivação como ferramentas de análise na educação física e se discutem os pressupostos de trabalho nas novas tendências teóricas. Por fim, apresentam-se questões a investigar, no contexto semiótico.

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Publicado

2003-05-07

Como Citar

VOTRÉ, S. J. O estado da arte nos estudos sobre discurso, conteúdo e significado na educação física. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 47–65, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2662. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2662. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios