Itinerários da inclusão de pessoas com histórico de deficiência: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de educação física

Autores

  • Gisele Carreirão Gonçalves
  • Alexandre Fernandez Vaz
  • Luciano Lazzaris Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2650

Palavras-chave:

Educação Física, inclusão, surdez.

Resumo

De acordo com a Lei Federal n. 7.853, as pessoas com histórico de deficiência têm o direito de freqüentar a rede regular de ensino. O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados de um estudo que investigou a inclusão de uma menina surda no ensino regular de Educação Física. Os instrumentos utilizados foram observações participantes, entrevistas e análises de documentos. Os resultados indicam certa oscilação na comunicação, conosco e com outras crianças. Apresentam também ambigüidade da aluna em relação à LIBRAS, podendo significar dificuldades no reconhecimento da cultura dos surdos.

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Publicado

2002-12-05

Como Citar

GONÇALVES, G. C.; VAZ, A. F.; FERNANDES, L. L. Itinerários da inclusão de pessoas com histórico de deficiência: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de educação física. Movimento, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 63–71, 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2650. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2650. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais