OBSERVAÇÃO COMPREENSIVO-CRÍTICA DAS EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nelson Figueiredo de Andrade Filho

Resumo


Esta é uma investigação sobre como ocorrem às experiências de movimento corporal das crianças em um Centro de Educação Infantil. Constitui uma pesquisa etnográfica que utiliza a observação compreensivo-crítica como abordagem teórico-metodológica. A observação permitiu perceber que as experiências de movimento corporal das crianças tendem a ser interditadas pela cultura de escolarização; que as crianças não têm direito a movimentar a si e ao seu mundo como precisam e têm interesse de fazê-lo; que quando a criança move a si e ao seu mundo provoca forte conflito entre sua perspectiva ética estética e a ordem cultural escolar.


Palavras-chave


Educação Infantil; Criança; Experiências de Movimento Corporal; Observação

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.26491

Direitos autorais



 

Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment