Concepções de boa postura dos participantes da Escola Postural da ESEF/UFRGS

Adriane Vieira, Jorge Luiz de Souza

Resumo


Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir do século XIX, a qual prioriza o alinhamento e posicionamento dos segmentos corporais, a força e tensão muscular e o controle e disciplina corporal. Concepções mais atuais relacionadas à percepção corporal são pouco citadas pelos entrevistados.

Palavras-chave


Postura corporal. Escola Postural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2634

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment