REPENSANDO O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DE CAGIGAL

Derli Juliano Neuenfeldt, Marta de Salles Canfield

Resumo


Este artigo busca caracterizar um esporte para a Educação Física escolar fundamentando-se na compreensão de esporte-prática de Cagigal. Estabeleceu-se quatro princípios fundamentais: princípio cinestésico, pois o esporte é uma atividade predominantemente física; princípio lúdico, pois o esporte, antes de tudo, é um jogo; princípio agonístico, porque não há como negar a competição, e o princípio ético, que oferece valores norteadores para a conduta de quem pratica esporte. Acredita-se que o esporte-prática é uma tentativa de fornecer aos profissionais de Educação Física uma visão de esporte que contribua na formação dos alunos, ensinandoos a viverem em harmonia consigo mesmos e com a sociedade.

 

This article proposes characterize a sport for the school Physical Education based in the understanding of sport-practice of Cagigal. We settled down four fundamental principies: kinesthetic principie, because the sport is predominantly a physical activity; ludicrus principie, because the sport before everything is a game; agonistic principle, because there is no way to deny the competition and, the ethical principie, that offers values for the conduct of who practices sport. The sport-practice is an attempt o fsupplying to the professionals of Physical Education a sport vision that could contribute in the pupils' formation, teaching them to live in harmony with themselves and in society.


Palavras-chave


Educação Física escolar. Esporte. Educação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2605

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