ESTUDO COMPARATIVO DAS ACÇÕES OFENSIVAS DESENVOLVIDAS EM SITUAÇÃO DE JOGO FORMAL E DE JOGO REDUZIDO NUMA EQUIPA DE BASQUETEBOL DE INICIADOS

Fernado Tavares, Antônio Veleirinho

Resumo


O presente trabalho tem como objectivo situar, no contexto do processo de transformações das concepções e abordagens metodológicas do ensino e formação nos jogos desportivos colectivos (JDC), o papel assumido pelo Jogo Reduzido (JR), no processo de aprendizagem do jogo de basquetebol. Descrevemos e comparamos a freqüência e a qualidade das intervenções dos jogadores em situação de finalização/ a partir de acções tácticas individuais e de grupo nas situações de: (1) Jogo Formal (JF) (5x5); e (2) Jogo Reduzido (JR) (3x3 em meio-campo). A amostra foi constituída por uma equipa do escalão infantil feminino (n= 1 2), com a média de 1 1,5 anos de idade, que se iniciavam na modalidade pela primeira vez e realizavam 2 treinos por semana. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que o Jogo Reduzido (3x3) possibilita uma maior participação do jogador, uma menor probabilidade para a ocorrência de atitudes passivas, uma elevada freqüência de contactos com a bola e um maior sucesso na finalização das acções ofensivas. Assim, podemos considerar que no processo de ensino do basquetebol é defensável a constituição de unidades temáticas do ensino do jogo que tenham por referência o jogo reduzido.

 

Acknowledging the conceptual and methodological changes in the teaching of team sports, the aim of the present study was to examine the impact of the partial game form over the opportunities to actively participate in the game play. We described and compared the frequency and quality of the strategical responses performed by players within offensive game play situations. We have considered both individual and group offensive actíons in both game forms: 5x5 full court game form and 3x3 half court game form. The sample was composed by a young female basket team (n= 1 2) with an average of 1 1 .5 years old. Ali players were in theír first season, and they practised twice a week. The results showed that the 3x3 half court game form provided the players with more chances to participate, fewer chances for passive attitude, a greater frequency of bali contact and an increased success ín scoring after offensive actíons. Evidence seems to support the suitability of taking reduced game form as a reference to design basketball programs in school settings


Palavras-chave


Ensino dos jogos desportivos. Basquetebol. Análise do jogo.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2486



 

 


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