A ANÁLISE NARRATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
Resumo
Este artigo complementa um anterior publicado nesta mesma revista (v.17, n.1, 2011) que se desenvolve em torno das questões do que é a investigação narrativa e o que pode oferecer ao estudo da educação física e esporte. Este trabalho se ocupa da vertente metodológica da pesquisa narrativa, concretamente da análise narrativa. Em primeiro lugar se expõe o que se entende por análise narrativa. Em segundo lugar, se distingue entre duas grandes estratégias utilizadas para analizar narrativas: as que enfatizam a história e as que enfatizam a análise. A tipología se completa com uma revisão de vários estudos de nosso campo com distintas modalidades de análises que centram seu foco no o Que e/ou o Como dos relatos. Finalizamos com uma série de considerações para encorajar, e ao mesmo tempo, convidar os pesquisadores a serem prudentes na hora de analisar narrativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-ESDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.24402
Direitos autorais
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

