Possibilidades para o Ensino Orientado na Problematização: para a Realização da Concepção de "Aulas Abertas às Experiências"

Rodrigo Tetsuo Hirai, Carlos Luiz Cardoso

Resumo


A Concepção “Aberta” no Ensino da Educação Física escolar brasileira têm apontado para que se oriente as aulas na problematização (Grupo de Trabalho Pedagógico UFPe-UFSM, 1991). Esta pesquisa teve como objetivo apreender, em uma experiência de ensino na Educação Física Infantil, possibilidades pedagógicas para a realização desta orientação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Para a interpretação das aulas utilizou-se como método a hermenêutica, a arte de compreender. Do trabalho realizado, foram abertas três possibilidades para a realização do ensino orientado na problematização: o desafio, o questionamento e a tarefa.

Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas. Educação Física escolar. Educação Infantil.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2432



 

 


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